Bullet Journal: Guia básico para adotar o método de organização

08:27

Oi gente, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Hoje vou apresentar um método organizacional que está fazendo muito sucesso, que é o Bullet Journal. A técnica consiste no método de anotar rapidamente as tarefas do seu dia, o intuito é tornar a organização mais fácil e prática através de listas. O método pode ser usado em diversas situações, por exemplo, para listar desejos, tópicos a serem estudados, compromissos, etc. O Bullet Journal foi criado pelo designer Ryder Carroll e conquistou os internautas e organizadores através de um vídeo publicado em 2015 que ensina como usar o Bullet Journal. [confira o site dele]

Bullet Journal: o que é e como adotar esse método
Imagem retirada de http://journalsanctuary.tumblr.com

Para ter um Bullet Journal são necessários apenas dois materiais: um caderno e uma caneta. Mas caso você seja muito criativo e goste de deixar tudo mais colorido, pode investir em post-it, canetas coloridas e adesivos. Se precisa se inspiração o Pinterest é o lugar certo para isso, lá tem vários modelos lindos de Bullet Journal que podem te inspirar e ajudar a se organizar melhor.

Como funciona?

Toda página do seu caderno deve conter um número (ex: página 1) e a data (ex: 13/03/2017) , assim fica fácil identificar as páginas e encontrar algo com mais rapidez quando precisar. Coloque a numeração da página no canto inferior e a data no canto superior, é melhor para visualizar ao passar as folhas. 

Você também vai precisar legendar suas ações no Bullet Journal, afinal, diferente de uma agenda, geralmente o Bullet Journal é criado em cadernos sem pauta, então, é importante legendar tudo para que você esteja sempre organizado (a) e em dia com suas tarefas. No método do designer Ryder Carroll há um sistema universal que você pode adotar para suas legendas ou criar o seu próprio sistema:

  • Uma bolinha (‘•’): é uma tarefa. Serve para qualquer coisa que você tenha que fazer, como ‘buscar roupas na lavanderia’, ‘terminar a matéria sobre beleza’, ‘ir ao mercado’
  • Um ‘X’: significa que aquela tarefa foi terminada.
  • Um sinal de maior que (‘>’): significa que a tarefa migrou para outra data
  • Um sinal de menor que (‘<’): significa que aquela tarefa ganhou um dia e horário novos
  • Um círculo (‘○’): indica um evento. Algo como ‘festa da Joana’, ‘jantar com o André’, etc.
  • Um tracinho (‘-‘): sinaliza uma nota. São ideias, pensamentos observações… O que você quiser anotar, mas que não seja um evento ou uma tarefa.

Esses são os símbolos mais usados para identificar tarefas e ações no caderno, mas você pode usar dois asteriscos (**) caso a tarefa seja muito importante, um ponto de exclamação (!) quando tiver uma ideia, um coração (♥) quando listar desejos e muitos outros códigos. 

Divisão em módulos

Pra que tudo seja bem organizado em um caderno sem pauta é necessário módulos para encontrar as páginas com facilidade, não se perder e manter tudo bem organizado no Bullet Journal.

  • Índice: é importante a criação de um índice para separar as seções, como em um livro onde há um índice indicando em qual página encontra-se determinado capítulo ou conto. Você deve definiri o número de páginas que cada seção do seu Bullet vai ter, por exemplo, se o seu caderno for de 100 páginas, pode fazer 12 seções (uma para cada mês) com cerca de 8 folhas cada. 
  • Log do mês: Na primeira página da seção de determinado mês faço uma lista com os dias numéricos e semanais e na frente liste o que deseja fazer no mês em questão. Por exemplo, no dia do meu aniversário eu colocarei: "Julho ↠ 15 S (S de sábado) - Aniversário".
  • Log do dia: Na sequência comece inserir os dias, e personalizando como desejar. 
Além dessas seções quase que obrigatórias para o Bullet Journal funcionar direito, acho legal acrescentar seções de inspirações, por exemplo,  filmes, livros, wishlist, músicas, restaurantes e coisas que nos fazem felizes e podem nos motivar no inicio do mês e também ao fazer um feedback pessoal.

O método parece ser complicado quando explicado na teoria, mas é bem simples e manual, então você pode adaptar ele ao seu gosto pessoal para atender suas necessidades. Me contem nos comentários quais os métodos de organização favoritos de vocês e também se já aderiram ao Bullet Journal. Beijos!


Você também pode gostar

26 comentários

  1. Eu amo todo e qualquer tipo de planner, agenda pra organização do dia a dia, aliás esse mundo de papelaria me encanta demais, eu penso que se vamos organizar porque não usar algo criativo não é mesmo? amo decorar com washi tapes, adesivos, fotos e tudo que tenho direito. Mas confesso que esse bullet journal me deixaria um pouco confusa caso eu decorasse os símbolos kkk

    http://acordeicinderela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece confuso, mas só parece mesmo, se você é habituada a decorar pra você seria mais fácil ainda hahaha

      Excluir
  2. Com os preços absurdos dos planners, o bullet journal parece ser a melhor opção mesmo, né? Mas eu ainda prefiro os planners free que a gente encontra facilmente na web, acho que eles são ao mesmo tempo bonitinhos e super práticos <3

    Beijos,
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo planners também, inclusive fiz um pra download aqui no blog <3

      http://florescermenina.blogspot.com.br/2016/12/planner-2017-baixar.html

      Excluir
  3. Que demaiis, já tinha visto isso, mas não sabia que se tratava de um bullet journal, amei o post e já salvei aqui. Estava querendo mesmo treinar isso para organizar minhas ideias para novos projetos, de design de interiores. Tentarei fazer dessa forma, obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer bom que gostou, se der certo pra você, volta aqui e me conta <3

      Excluir
  4. Adorei o post pois eu preciso muito que a organização ajudou muito obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, agora é só por em prática :D

      Excluir
  5. Awn <3 Já deixei esse post salvo Erika!! Comecei o meu Bujo esse mês(essa semana, na verdade) e tô bem empolgada, já tenho pastas no Pinterest e playlist com vídeos sobre!! Adorei sua explicação <3

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só amor né? Eu já usava um método pessoal bem parecido, mas só soube do termo Bullet Journal esse ano

      Excluir
  6. Que post mais interessante! Confesso que não conhecia esse tipo de organização, mas já estou pensando em adotar para a vida! Hahaha sério! Que incrível! E também é super fácil de fazer. Qualquer um pode se organizar dessa forma. Amanhã mesmo já vou comprar meu caderninho. Gratidão por esse post. <3
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que amor! Espero que você goste Carol, é bem simples <3

      Excluir
  7. Ain que lindinho ❤ amei sua explicação.
    Uso um planner que já é mais fácil, vem pronto e é só anotar kk pra mim ta otimo já. Quem sabe da próxima não use um Bullet Jornal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro planner também, mas eu uso tudo kkkk <3

      Excluir
  8. Adorei mesmo! Eu vou fazer isto, e parece fácil de fazer. E às vezes preciso tanto, sou desorganizada, no que toca a estabelecer o tempo para cada coisa que faço, e acabo por às vezes não fazer nada. Muito bom post <3

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fazer e sempre estar checando, obrigada linda!

      Excluir
  9. Eu meio que ja fazia isso sem saber que era um Bullet Journal. Tenho sérios problemas com organização e às vezes tenho que anotar, mas a maioria das vezes quando anoto n sigo e quando não anoto esqueço. Complicado, rs! Obrigada por esse post que me ajudou a entender o que é um Bullet Journal. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso é bom sempre ficar checando, senão não funciona mesmo haha <3

      Excluir
  10. Olá! Ain adorei esse tipo de caderninho para organização! Parece alguns apps que fazem isso, com essas bolinhas e ticks. Eu gostei e não achei nada complicado, pois já estou acostumada a fazer nos apps da vida, achei até mais fofinho, apesar da praticidade do app. Acho que vou aderir, já tô afim de ter um planner físico mesmo, essa seria uma boa adição. Adorei o post, abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem vários aplicativos com essa temática do Bullet Journal, também adoro usar <3

      Excluir
  11. No quesito de planner, eu acho esse muito mais legal. Primeiro porque é vai ser totalmente seu e ninguém vai ter um igual. Segundo porque estimula muito a criatividade da pessoa. Ainda não fiz, mas acho muito legal haha. É algo que eu tenho muita vontade de fazer rs.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que esse é o mais criativo até hoje, acho maravilhoso pra nos estimular a criar mais e sermos mais produtivos :D

      Excluir
  12. Eu tenho um caderno onde listo minhas tarefas e dou ok quando completo, mas agora achei um jeito muito melhor e mais divertido de anotar meus afazeres.
    Beijinhos e obrigada.
    http://angelikaassuncao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acredita que eu não sabia o que era um bullet journal? Hahaha.... Sério isso, sempre ouço falar, mas nunca procurei saber mais... Adorei sua explicação é as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há alguns meses atrás eu também não fazia ideia do que era esse termo hahaha

      Excluir

Instagram

Facebook