O poder do empoderamento feminino

outubro 18, 2016

Oi gente, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Há algum tempo já escrevo aqui sobre feminismo e empoderamento, assuntos que a cada dia tem ganhado mais visibilidade e pauta em discussões importantes. O empoderamento tem um significado muito valoroso, pois corresponde a ação que gera conscientização comum sobre direitos sociais e civis. Por este mesmo fato é relacionado e atribuído ao movimento feminista, que busca pela equidade entre homens e mulheres. Não busca pela igualdade porque as ativistas tem entendimento que somos seres humanos diferentes biologicamente e culturalmente. 

A palavra empoderamento também é relacionada ao ato de tomar ou/e possuir poder, tornar-se poderoso (a), o que de fato é o que vamos falar aqui nesse post. Afinal, é fato que com a aquisição de direitos mais justos e equivalentes na sociedade, as mulheres tem ganhado muito espaço em todos os âmbitos. Mulheres estão cada vez mais ocupando vagas nas universidades, no mercado de trabalho (apesar da ainda existente disparidade salarial) e até mesmo em locais de lazer, que antes era na maioria das vezes frequentados por indivíduos do sexo masculino.

empoderamento-feminino

É importante saber que mulheres conquistaram muito espaço na sociedade e muitos direitos também ao longo dos anos, mas a conscientização dela sobre o poder que todas essa conquistas a oferece é essencial. Uma mulher empoderada sabe que ela pode fazer suas próprias escolhas, mesmo que elas sejam simples a ponto de escolher entre um batom vermelho ou uma manteiga de cacau, ela sabe que ninguém, nem mesmo seu (sua) companheiro (a) pode lhe dizer o que fazer ou não. Esse é o ponto mais importante do empoderamento que precisa ser debatido e frisado com mais enfase.

Em pleno século XXI, nos deparamos com postagens em grupos femininos, pedindo ajuda e opinião de colegas para saber se corta ou cabelo ou não, já o marido não a permite cortar os cabelos. Para algumas pessoas isso pode parecer um absurdo, enquanto para outras, que eu e você conhecemos é um cenário comum, onde o machismo e a submissão da mulher faz evidência mais uma vez.

empoderamento-feminino

empoderamento-feminino

O triste é saber que algumas pessoas ainda não compreende que empoderamento não é uma ideologia ou conceito a ser seguido, é algo que precisa ser vivenciado. Nós sabemos o quão fácil é falar sobre o assunto, mas é complicado muitas vezes abrir os olhos de pessoas que amamos ou que convivemos que ainda não se deram conta do quão poderosas são, de como as suas atitudes podem ser individuais mesmo levando uma vida a dois. A questão não é apenas social, envole muitos aspectos culturais e religiosas que perpetuam o machismo e a misoginia até os dias de hoje, por isso a importa de falarmos apenas daquilo que temos vivencia e invés de opinarmos tanto, ajudar mais.

Você pode gostar...

2 comentários

  1. É decepcionante ver que diante de tanta tecnologia e facilidade de acesso a informação pessoas ainda pensam dessa forma.Eu sou super a favor de qualquer tipo de movimento em que o objetivo seja não omitir a ignorância ainda presente na sociedade.
    Adorei o post!
    Beijos
    www.lind100.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, mas o importante é não perdemos a esperança e instruirmos as pessoas do nosso meio. Muito obrigada pelo comentário linda! Beijão

      Excluir

Post popular

Dê um like