Precisamos de mais empatia e menos bullying ♥

16:21

Oi gente, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Como dito na fanpage do blog há alguns dias atrás, estou me dedicando aos meus estudos e também aos preparativos da minha viagem de formatura que será toda documentada aqui e no canal, mas agora estou mais livre e voltei a planejar os posts para o blog e temas para gravar. Esse mês é muito especial, pois foi lançada a campanha Setembro Amarelo, que luta pelo fim do suicídio, trazendo mensagens motivadores e ajuda às pessoas que por algum motivo pensam em se suicidar ou já realizaram tentativas do ato. Infelizmnete, um dos motivos que acarreta o suicídio, é o bullying.
Setembro amarelo bullying
O conceito de bullying é expressado através de um termo da língua inglesa bully que significa valentão, é associado a comportamentos agressivos que buscam reprimir o outro através de palavras e atitudes ofensivas. Muitas vezes essas situações ocorrem sem motivo, e podem ser geradas por um indivíduo ou grupos. Todos os comportamentos agressivos geram o medo e o isolamento da pessoa, fazendo com que ela se sinta excluída do meio social em que convive e inferior aos demais. 
Infelizmente o bullying tornou-se um problema mundial, basta um círculo social para que ele se faça presente, ele pode ocorrer diretamente com ameaças, agressões físicas e verbais, mas também podem ocorrer indiretamente quando determinado grupo ou pessoa busca maneiras de "fugir" e isolar a outra pessoa, deixando-a além de constrangida, depressiva.
Um pesquisa da Universidade de Oxford apontou que cerca de 1/3 dos casos de depressão entre jovens e adultos são acometidos por bullying. E esses fatores já são acumulados desde a infância, quando a criança ouve piadas depreciativas sobre seu peso, suas roupas, seu jeito de falar, por mais que outras crianças façam isso involuntariamente porque viram jovens e adultos reproduzindo falas semelhantes, tudo isso gera um grande ciclo problemático infinito.
Resultado de imagem para bullying tumblr
Oferecer ajuda às pessoas que sofrem com esse problema não é a úncia solução, e muitas vezes não é eficaz. A situação tem acarretado no geral grande número de suicídio, principalmente de jovens. A juventude é a fase onde a pessoa está a caminho da maioridade e de muitas outras responsabilidades, a sociedade em geral vai cobrar que o jovem arrume um bom emprego, entre em uma faculdade renomada, faça um curso que lhe garantirá dinheiro e status social, caso ele não siga esses requisitos, boa parte de sua juventude já será um caos. Somada a toda essa cobrança social, o bullying irá transformar esse jovem em uma pessoa depressiva, sem a mínima vontade de viver.
Por isso é muito importante que campanhas como Setembro Amarelo e a Semana Contra o Bullying do blog da Revista Atrevida não fiquem apenas nas mídias digitais, o tema precisa muito ser mais debatidos em escolas, onde há a formação intelectual das pessoas, onde mais ocorre o bullying, aquele que as vezes disfarçado de brincadeira fere o sentimento da outra pessoa. Nós precisamos ter mais empatia com o próximo, pensar antes de falar mal da roupa, do nariz, do jeito de falar do outro. Pensar antes de isolar alguém, fazer piadas depreciativas e constrangedoras, nós precisamos de mais empatia e menos bullying.

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Realmente um dos grandes problemas da humanidade é essa falta de empatia , dessa falta de amor ao próximo que infelizmente nos deparamos todo dia.
    O bullyng é uma dessas consequências que podem prejudicar a vida da pessoa durante a vida inteira , prejudicando a sua vida em sociedade ou até mesmo levando ao suicídio.
    É muito importante esses temas ser discutido amplamente assim como você disse.
    Amei o seu post
    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muito obrigada pelo comentário e fiquei feliz em saber que gostou! Beijos <3

      Excluir
  2. Não sabia que existia o setembro amarelo, na verdade só esse ano que vi isso, mas talvez porque fica cada vez mais em pauta esse assunto.
    Eu sofri bullying na escola, e sei o quanto é ruim e quanto pode prejudicar uma pessoa. Precisamos tratar todos com mais respeito porque somos todos iguais, pessoas que merecem todo amor e compreensão :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes esses temas não eram debatidos e expostos com tanta frequência, tratar disso é muito importante mesmo, é muito triste sofrer com o bullying né?! Que bom que você superou! Beijos

      Excluir

Instagram

Facebook