Violência contra as mulheres | ENEM

outubro 26, 2015

Oi gente, tudo bem com vocês? Eu espero que sim... Fiquei sumida porque meu computador está com problemas, não está reconhecendo o cabo da internet, então estou digitando nele e postando pelo notebook (que o teclado tem problema), maravilhoso né?! Mas não poderia deixar o blog e o canal abandonados por isso. Esse final de semana teve o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o tema da redação foi mais que maravilhoso: “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”. Creio que todos os leitores do blog já sabem que sou feminista, tem vários posts sobre o assunto aqui no blog, que você pode conferir clicando na categoria “realidade”. A proposta apresentou quatro textos base para construirmos a nossa redação, usei apenas alguns dados que foram passados, e construí meu texto com base nos meus conhecimentos mesmo, resolvi postá-lo aqui pra ajudar quem teve dificuldade, não estou dizendo que meu texto é exemplar, mas acredito que pode ajudar algumas pessoas a se direcionarem em relação a um texto argumentativo. Deixem a opinião de vocês nos comentários.



Feminicídio no Brasil

O índice de violência no Brasil vem aumentando a cada dia. Práticas violentas vêm com o intuito de inferiorizar alguém, a mulher sempre foi vista como inferior aos olhos da sociedade patriarcal brasileira, devido a isso é vítima de atos agressivos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc, a cada dois minutos cinco mulheres são violentadas. As mulheres vêm buscando espaço na sociedade há muito tempo. Em resposta dessa desigualdade que causa a violência, surgiu o movimento feminista no século XVIII em busca de equidade de gênero.
No Brasil a aprovação da Lei Maria da Penha foi de extrema importância para a criação de juizados e varas especializados em violência contra a mulher. Entretanto, de 332.216 processos realizados entre 2006 e 2011, apenas 33,4% foram julgados, o que mostra a ineficiência da legislação brasileira.
Para que ocorra o empoderamento feminino é necessário que haja uma reeducação dos cidadãos brasileiros, é preciso falar sobre violência, desigualdade de gênero, machismo e feminismo no âmbito educacional público e privado. A análise e reflexão dos temas em sala de aula irão contribuir de forma significativa para a construção de uma sociedade harmoniosa, afinal, uma sociedade feliz se constrói sem violência. 

Você pode gostar...

2 comentários

  1. Eu adorei muito o tema da redação do Enem esse ano, adorei seu blog também, você ganhou mais uma leitora e inscrita. Me retribui também.
    nayarasurdine.blogspot.com.br
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o melhor tema! Muito obrigada e seja muito bem-vinda linda! Bjs

      Excluir

Post popular

Dê um like